25/6/2026 - A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) prestou, na sessão desta quarta-feira (24), uma homenagem à advocacia trabalhista nesta quarta-feira, em celebração ao Dia do Advogado Trabalhista, comemorado no sábado (20). A sessão foi marcada por discursos que ressaltaram a importância histórica e constitucional da categoria na defesa dos direitos sociais e da própria Justiça do Trabalho.
A presidente do colegiado, ministra Delaíde Miranda Arantes, abriu as homenagens relembrando sua trajetória pessoal na profissão. Ela iniciou sua carreira como advogada trabalhista em 1981 e a exerceu até 2011, quando foi nomeada para o TST em vaga destinada à advocacia. “Estou há 15 anos na magistratura, mas meu coração continua na advocacia", afirmou a ministra, que realizou uma recepção em seu gabinete para marcar a data.
Identidade e origem
A ministra Liana Chaib lembrou que sua experiência como advogada moldou seu olhar na magistratura e destacou a ministra Delaíde como uma inspiração para a advocacia feminina. "Dentro de cada uma de nós existe um espírito da advocacia", disse. Segundo ela, advogadas e advogados contribuem para refinar as teses do tribunal, muitas vezes moldadas a partir dos elementos e dos argumentos trazidos por eles.
Cultura de cooperação
A subprocuradora-geral do trabalho, Ileana Mousinho, aderiu à homenagem em nome do Ministério Público do Trabalho (MPT) e elogiou a crescente atuação cooperativa de advogadas e advogados em audiências dialogadas, demonstrando forte interesse pela conciliação e pela mediação em vez do mero litígio.
Resistência e defesa da democracia
A homenagem foi estendida à Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e a todas as associações regionais. Para Elise Correia, presidenta da Abrat, a advocacia trabalhista é "sinônimo de resistência, democracia e força", e a categoria permanece na trincheira contra ataques constantes para garantir os preceitos constitucionais mínimos.
A tese foi endossada por Carolina Sena, presidenta da Associação da Advocacia Trabalhista do Distrito Federal (AAT-DF), que ressaltou também o papel pacificador da área. "Sem advocacia trabalhista e sem Justiça do Trabalho é muito difícil vislumbrar uma sociedade verdadeiramente democrática. A advocacia é a primeira voz que busca o direito social", concluiu.
(Carmem Feijó)