Avenida Ana Costa, 48
CJ 91
Vila Mathias, Santos / SP
CEP: 11060-000

Telefone: +55 (13) 32236289 / 
/
Contato: contato@gcury.com.br ,

GUIMARÃES CURY - SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Avenida Ana Costa, 48
CJ 91
Vila Mathias, Santos / SP
CEP: 11060-000
Telefone: (+55) (13) 32236289
Contato: contato@gcury.com.br
Atendimento Online
   
Telefone +55 (13) 32236289

TJSP na Mídia: Nova estrutura para combate ao crime organizado é destaque na imprensa

26/05/2026

Especialização reforça atuação do Judiciário em casos complexos.

O Jornal Hoje, da Rede Globo, e a Veja repercutiram a criação, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, de estrutura estadual voltada ao combate às organizações criminosas e à lavagem de dinheiro. A iniciativa busca aprimorar a atuação do Judiciário diante da complexidade dos casos. As Resoluções nº 1.018/26 e nº 1.019/26, publicadas no último dia 7, incluem a reorganização das varas especializadas e a criação de novas unidades estaduais, entre elas uma Vara das Garantias com a mesma competência. Saiba mais.

O Jornal Hoje destacou a atuação do TJSP no enfrentamento ao crime organizado. Em entrevista, a juíza assessora da Presidência do TJSP Renata Carolina Casimiro Braga Velloso Roos afirmou que a especialização ocorre diante do aumento de crimes envolvendo o tema e “vai ao encontro de diretrizes e ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça e da própria lei que foi sancionada agora em março, que criou o Marco do Combate ao Crime Organizado no Brasil”.

A Veja, por sua vez, apontou que tramitam, na capital paulista, 2.650 ações penais ou inquéritos envolvendo organização criminosa e lavagem de bens. O desembargador Laerte Marrone de Castro Sampaio, integrante do grupo de trabalho responsável pela proposta, destacou a participação do TJSP em debates nacionais. O desembargador Luiz Fernando Vaggione declarou que a especialização “viabiliza o domínio do conhecimento sobre o modo de atuação dessas organizações criminosas e de seus integrantes, da legislação correlata, da jurisprudência, além de proporcionar a aproximação do Poder Judiciário aos persos órgãos nacionais e internacionais”. Já o juiz da atual 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital, Tiago Ducatti Lino Machado, explicou que procedimentos dessa natureza demandam levado grau de coordenação judicial. “São investigações com lógica completamente diferente da rotina criminal comum”, observou.

Fonte:

Previsão do tempo

Segunda-feira - Santos,SP
Predomínio de Sol
21ºC 30ºC
Hoje - Santos,SP
Predomínio de Sol
22ºC 30ºC
Quarta-feira - Santos,SP
Parcialmente Nublado
22ºC 30ºC
Quinta-feira - Santos,SP
Pancadas de Chuva
20ºC 26ºC

Últimas Notícias

Veja Todas

Newsletter

Email:
Controle de Processos
Usuário:
Senha:
VISITAS NO SITE:  31896281
© 2026 Todos os direitos reservados - Certificado pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Desenvolvido pelo INTEGRA