Palestra para estudantes do ensino médio.
A Justiça de Piraju recebeu, no Fórum Dr. Simão Eugênio de Oliveira Lima, cerca de 60 alunos do ensino médio da escola estadual Ataliba Leonel para uma palestra sobre o combate à violência doméstica e ao feminicídio. O juiz diretor do fórum de Piraju, Tadeu Trancoso de Souza, e a juíza Mariana Alves Dias Giacon acompanharam o evento, intitulado “Mulheres Vivas”, que também contou com a participação dos promotores de Justiça Francisco Antônio Nieri Matosinho e Vinícius Scolanzi.
Os alunos debateram temas como cidadania, direitos e justiça, enfatizando a relevância da proteção à mulher e à dignidade da pessoa humana. Ao fim da palestra, puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.
Segundo o juiz Tadeu Trancoso de Souza, o tema é de suma importância, já que casos de violência de gênero têm sido cada vez mais noticiados e notificados às autoridades. “Os alunos tiveram a oportunidade de compreender e assimilar que a mulher é digna não só de direitos, mas de respeito por todos, independente da idade, classe social ou qualquer outro fator”, explica.
Para a juíza Mariana Alves Dias Giacon, falar sobre o tema é essencial, “pois é por meio da informação, do diálogo e da conscientização que conseguimos prevenir a violência, romper ciclos e salvar vidas”. Ela também destacou o desejo de que o encontro sirva não apenas para aprendizado, mas também para reflexão e fortalecimento de valores como respeito, igualdade e empatia.
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp